Desenvolvemos soluções para desenvolver pessoas.

Teste por 14 dias grátis

ESTUDO DE CASO

Segmento: franchising e alimentício

Amplitude de atuação: nacional e internacional

Dados do ATW em 2020:

67

colaboradores

1.445

feedbacks trocados

66

pontos no eNPS

Desafio

O ATW Delivery Brands pretendia criar uma cultura de feedback e reconhecimento entre os colaboradores. O desafio era impulsionar as pessoas a se ajudarem mutuamente e construir relacionamentos fundamentados em confiança, lealdade, compreensão e respeito por meio da jornada de engajamento.

Solução

A organização entendeu que as soluções de reconhecimento da jornada de engajamento da Vaipe, como Colega Inspirador e Feedback, seriam as ferramentas adequadas para ajudar os colaboradores a construírem essa cultura. Além disso, os comentários anônimos das perguntas semanais da metodologia contínua de gestão do engajamento da Vaipe criaram um canal aberto e seguro entre colaboradores e tomadores de decisão.

Resultado

O ATW passou de uma média de 0,4 para 4,9 feedbacks por colaborador entre o primeiro e o segundo semestre de 2020, somando um total de 1.445 feedbacks trocados. Já as indicações de Colega Inspirador tiveram um aumento de 48% no mesmo período: acumulando a média de mais de 70% de adesão, totalizando 325 indicações. Além disso, a empresa recebeu o selo de TOP Engajada da Vaipe por 11 meses em 2020 e obteve uma média total de engajamento no eNPS de 66 pontos (de uma escala de -100 a 100).

Evolução da troca de feedbacks no ATW em 2020

Evolução das indicações de Colega Inspirador no ATW em 2020

Estudo de caso: ATW Delivery Brands


O ATW Delivery Brands atua no setor de franchising e alimentício, com amplitude de atuação nacional e internacional. A empresa é composta por 67 colaboradores (dados de 2020) e tem como propósito criar marcas e produtos inovadores, com foco principal em promover a melhor experiência para os clientes e franqueados. Os pilares norteadores da empresa são: criatividade, colaboração e simplicidade.

Em outubro de 2019, o ATW introduziu a jornada de engajamento com a Vaipe. Ao iniciar a parceria, a instituição começou a trabalhar os pontos vistos como desafios: criar uma cultura de feedback e reconhecimento entre os colaboradores, impulsionar as pessoas a se ajudarem mutuamente e construir relacionamentos fundamentados em confiança, lealdade, compreensão e respeito.


Déborah Andrade, Gerente de Inovação, compartilha a seguir como a Vaipe apoiou o ATW a superar os desafios de Gente & Gestão e implementar a cultura de feedback e reconhecimento na empresa, saindo de uma média de 0,4 para 4,9 feedbacks por colaborador entre o primeiro e o segundo semestre de 2020.

Déborah Andrade

Gerente de Inovação no ATW Delivery Brands

Sendo uma Empresa TOP Engajada da Vaipe, o ATW conquistou o prêmio GPTW como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo em 2020. Os dados de engajamento da organização mostram que seu ótimo resultado é ancorado principalmente pelas práticas de reconhecimento da empresa. Dentre as cinco alavancas de engajamento em que a empresa se destaca, três estão relacionadas ao reconhecimento de colaboradores e as outras duas se referem à identificação com a empresa e relacionamento com o negócio.

O ATW obteve uma média total de 66 pontos no eNPS em 2020 (de uma escala de -100 a 100).

Alavancas de engajamento do ATW Delivery Brands em 2020

Dos colaboradores acreditam que as práticas de reconhecimento adotadas pela empresa são eficientes. 29 pontos percentuais acima do mercado.

Disseram que todos ficam sabendo quando há reconhecimento positivo de um colega. 9 pontos percentuais acima do mercado.

Consideram que o ATW reconhece as pessoas com base em méritos alinhados à cultura da empresa. 22 pontos percentuais acima do mercado.

Das pessoas se sentem parte de uma equipe de alta performance. 18 pontos percentuais acima do mercado.

Acreditam que existe relação de confiança entre todos da equipe de trabalho.

Uma das iniciativas-chave do ATW para estimular as práticas de reconhecimento foi a campanha que o CEO, Victor Abreu, fez para estimular a troca de feedback através da plataforma da Vaipe. A campanha começou com uma postagem no canal de comunicação da empresa, incentivando todos os colaboradores a enviarem feedbacks uns aos outros e assim criando uma corrente de gratidão e desafios: "nossa premissa interna foi: como você pode contribuir com um início de 2021 ainda mais motivador para todos? Incentivamos os colaboradores a falar sobre os pontos positivos que seu colega fez em 2020, conquistas em que a participação dele foi relevante, além de pontuar o que poderia ser melhorado para 2021, seja por ele ou pelo setor que atua". Com a campanha, a empresa atingiu um total de 1.445 feedbacks e 325 indicações de Colega Inspirador em 2020.

“O feedback é essencial para a equipe repetir um bom comportamento e tem o poder de gerar um efeito positivo enorme de respeito e confiança em uma relação. Ter uma ferramenta voltada para feedback é fundamental para estabelecer essa cultura e todos os resultados que ela traz”, diz Déborah. 


Com relação à jornada de engajamento, Déborah ressalta que “a jornada de engajamento impulsiona as pessoas a se ajudarem mutuamente, além de ter um efeito curativo muito forte ajudando outros a superar situações difíceis, desânimo e desmotivação - e tudo isso importa muito para criar um lugar excelente para se trabalhar”.


Em 2020, o ATW recebeu o selo de Empresa TOP Engajada da Vaipe por 11 meses e obteve uma média total de eNPS de 66 pontos (de uma escala de -100 a 100).

Em 2020, o ATW recebeu o selo de Empresa TOP Engajada da Vaipe 11 vezes.

“Por meio das perguntas semanais, a Vaipe permite que a empresa tenha uma visão geral de como está a satisfação dos colaboradores e, dependendo, consegue tomar medidas e mudar o que for necessário para manter ou aumentar o nível de engajamento”, revela Déborah.


Além disso, a liderança é fundamental para promover a jornada de engajamento. De acordo com a Déborah, “o papel da liderança é construir, tijolo por tijolo, a cultura do engajamento”.


O ATW acredita na cultura de valorização do colaborador. Por isso, a partir dos comentários anônimos da Vaipe, a empresa criou um canal de comunicação aberto e seguro entre colaboradores e tomadores de decisão: “Os colaboradores usam a Vaipe para falar sobre alguma situação desagradável que possa ter acontecido. Eles falam de forma mais livre, já que é online e não ao vivo”, aponta Déborah.


Também como parte do resultado das ações, foi desenvolvido um manual sobre feedbacks que é entregue assim que um novo colaborador entra na empresa.

O papel da liderança é construir, tijolo por tijolo, a cultura do engajamento.

Nele é possível encontrar tudo sobre feedbacks: como fazer, o que fazer ao receber um feedback de ponto de melhoria, por que enviar feedbacks aos colegas e outras dicas: "criamos esse manual especialmente para que os colaboradores pudessem fazer uso ainda melhor da ferramenta da Vaipe", completa Déborah.


Dessa forma, por intermédio das soluções de gestão ativa de engajamento e dados assertivos para tomada de decisão, a Vaipe auxilia o ATW Delivery Brands a criar uma cultura de feedback contínuo e alavancar o engajamento de colaboradores. Além disso, a principal mudança vista pela liderança ao ter ingressado na jornada de engajamento é ter pessoas apaixonadas pela empresa, que se orgulham da marca ATW e se importam pelo bem-estar e qualidade de trabalho dos colegas de equipe e gestores.


Para impulsionar a cultura de feedback e iniciar a jornada de engajamento na sua empresa basta se cadastrar por 14 dias grátis na plataforma da Vaipe clicando aqui.

Faça parte da jornada de engajamento você também!

Mensure engajamento, crie uma cultura de feedback contínuo, promova a troca de reconhecimento e tenha dados de Gente & Gestão sobre a empresa e os times!

Teste por 14 dias grátis

Copyright © 2021 | Vaipe - Todos os direitos reservados