Desenvolvemos soluções para desenvolver pessoas.

Teste por 14 dias grátis

ESTUDO DE CASO

Segmento: Saúde e Pesquisa

Amplitude de Atuação: Regional, São Paulo

847

colaboradores

66

pontos no eNPS

260.663

interações na plataforma

DESAFIO

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal pretendia dar voz aos Cuidadores para refletir sua preocupação genuína com as pessoas. Além disso, a instituição buscava uma pesquisa de clima contínua a fim de incluir os Cuidadores no processo decisório, pois a partir das respostas das pesquisas surgem diversos apontamentos e sugestões de melhoria.

SOLUÇÃO

A Instituição entendeu que a jornada de gestão de engajamento da Vaipe era a mais adequada porque a metodologia contínua possibilitava ações em menor tempo e foi considerada pelos líderes a mais vantajosa por oferecer resultados em tempo real. Além de permitir a inclusão dos Cuidadores no processo decisório através de comentários anônimos com sugestões de melhoria e promover o reconhecimento por meio da solução de Colega Inspirador.

RESULTADO

Com mais de 260 mil interações desde o início da jornada, a instituição atingiu 66 pontos no eNPS (de uma escala de -100 a 100), evoluiu mais de 15 pontos percentuais nos maiores desafios de engajamento e proporcionou mais de 8.321 indicações de Colega Inspirador entre os Cuidadores, que se sentem valorizados e confiantes cada vez que recebem uma indicação. Além disso, através do CHAT RH os Cuidadores enviam comentários anônimos elogiando a pesquisa, as ações executadas pela Fundação e buscam apoio sempre que necessário.

OPORTUNIDADES DE MELHORIA

ESTUDO DE CASO: FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL


A Fundação José Luiz Egydio Setúbal atua no setor de saúde e pesquisa em São Paulo/SP e é composto por 847 Cuidadores (nome dado aos colaboradores). Com seu início em 2010, a Fundação tem como propósito levar uma “Infância saudável para uma sociedade melhor”, e é formado por duas instituições: o Sabará Hospital Infantil e seus Centros de Excelência, que cuidam da assistência médica, e o Instituto PENSI, responsável pela geração de conhecimento através de pesquisas e ensino na dimensão da saúde infantil. 



Em julho de 2018, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal introduziu a jornada de engajamento com a Vaipe. Ao iniciar a parceria, a instituição começou a trabalhar os pontos vistos como desafios, que eram: instalar uma metodologia contínua de clima e engajamento, aumentar a confiança dos Cuidadores com a pesquisa através de respostas anônimas e aumentar o reconhecimento entre os Cuidadores. Mariana Saldanha Mello, Assistente de Treinamento e Desenvolvimento, compartilha a seguir como a Vaipe apoiou a instituição a superar os desafios de Gente & Gestão e se tornar uma Empresa TOP Engajada, saindo de um eNPS de 37 pontos em março de 2019 para 66 em junho de 2020, um aumento de 29 pontos.


Mariana Saldanha Mello

Assistente de Treinamento e Desenvolvimento no Sabará Hospital Infantil - FJLES


“A Fundação já tinha contato com a pesquisa de clima em outra metodologia, contudo a metodologia utilizada pela Vaipe foi considerada por nossos líderes mais vantajosa, uma vez que visualizar os resultados em tempo real e de forma contínua possibilita ações em menor tempo”, conta Mariana.



A plataforma contém perguntas anônimas enviadas por um link único via e-mail, SMS, Slack ou Microsoft Teams, garantindo assim maior transparência. “Por toda a pesquisa ser conduzida pela Vaipe e nossos Cuidadores responderem ela por um link direto, houve maior nível de confiança no anonimato. Além disso, receber um e-mail ou SMS informando que você inspirou seus colegas deixa nossos Cuidadores mais motivados, mesmo a instituição tendo escolhido não compartilham quem foi motivado e o comentário deixado”, diz Mariana.


"A metodologia utilizada pela Vaipe foi considerada por nossos líderes mais vantajosa, uma vez que visualizar os resultados em tempo real e de forma contínua possibilita ações em menor tempo."


Em 2019, o comparativo de mercado indicava que a instituição estava 19 pontos percentuais abaixo dos resultados para pergunta “Você se sente confortável ao expressar sua opinião de melhoria de produtos, serviços e processos?”. Fato contornado através dos comentários anônimos nas perguntas de clima. “Demonstramos a preocupação que a Fundação tem com cada um de nossos Cuidadores, valorizando o que é importante para eles. Além disso, possibilita a inclusão deles no processo decisório, uma vez que eles enviam através dos comentários sugestões de melhoria”. Mariana ressalta ainda que, “a Pesquisa de Clima abriu um canal de comunicação confiável e funcional, com as informações recebidas podemos orientar melhor nossos líderes, propor revisão de processos, comunicações internas, entre outros”.


"A Pesquisa de Clima abriu um canal de comunicação confiável e funcional, com as informações recebidas podemos orientar melhor nossos líderes, propor revisão de processos e comunicações internas."


Ademais, por meio da pergunta eNPS comparada ao mercado as empresas acompanham mensalmente a evolução do engajamento de colaboradores. Mariana revela que “a metodologia da Pesquisa de Clima e engajamento da Vaipe nos dá a oportunidade de ver as mudanças mês a mês através do indicador de eNPS. Além disso, as reuniões mensais com os especialistas nos ajudam na interpretação dos indicadores, possibilitando ações mais efetivas”.



Aliás, o papel da alta liderança é fundamental na jornada de engajamento. “Através do engajamento da alta liderança temos o exemplo para que os demais gestores estejam comprometidos. Também com apoio da alta liderança em acompanhar os resultados com periodicidade conseguimos executar melhor as ações para mudanças de indicadores”, conta Mariana.


"A metodologia da Pesquisa de Clima e engajamento da Vaipe nos dá a oportunidade de ver as mudanças mês a mês através do indicador de eNPS."


Fora isso, a opção na plataforma da Vaipe de dar acesso aos líderes como visualizadores empodera a liderança e faz com que eles acompanhem continuamente os resultados dos times. “A liderança teve um papel crucial para a melhoria em nossos indicadores, pois o acompanhamento rotineiro dos indicadores por parte deles leva a mudança de processos, comportamento e ações o mais rápido possível, além da possibilidade de maior abertura para diálogo das oportunidades de melhoria”.


"A liderança teve um papel crucial para a melhoria em nossos indicadores."


A partir da ferramenta CHAT RH os profissionais de Gente & Gestão podem responder aos comentários anônimos dos colaboradores na plataforma da Vaipe. “O CHAT RH é o canal que mais nos dá as informações. O Cuidador tem espaço para dizer o que, naquele indicador, não está satisfatório. A possibilidade de responder com orientações, sugestões, explicações também nos deixa mais próximo do Cuidador. Respondemos um a um, dando importância a cada participante, cada opinião. Podemos também pedir/receber mais informações para uma intervenção mais diretiva”, diz Mariana.


"O CHAT RH é o canal que mais nos dá as informações. O Cuidador tem espaço para dizer o que, naquele indicador, não está satisfatório."


“É muito bom quando recebemos comentários elogiando a pesquisa, as respostas enviadas no CHAT RH e as ações executadas. Acreditamos que agora os Cuidadores se sentem mais valorizados e confiantes de que, se precisarem, sabem onde buscar apoio”. Mariana completa dizendo, “fazemos reuniões periódicas com cada líder para discutir os resultados das equipes, bem como ajudá-los a elaborar projetos de melhoria. Incentivamos nossos líderes a acompanhar na plataforma os resultados mensalmente, apresentar os resultados a equipe e pedir que todos contribuam com sugestões. Assim, o gestor deixa a pesquisa de clima mais transparente e o Cuidador mais tranquilo de que pode dar sua opinião sem ser identificado.”


"Acreditamos que agora os Cuidadores se sentem mais valorizados e confiantes de que, se precisarem, sabem onde buscar apoio."


Dessa forma, por intermédio das soluções digitais de Gente & Gestão a Vaipe auxilia a Fundação José Luiz Egydio Setúbal a valorizar seus Cuidadores e fazer com que eles se sintam confiantes em expor as suas opiniões através dos comentários anônimos das perguntas. Além disso, com o CHAT RH é possível criar um canal seguro de comunicação entre o RH e os Cuidadores, no qual eles compartilham sugestões, elogiam as pesquisas e as ações executadas. Por fim, a adesão à metodologia de gestão ativa de engajamento de colaboradores da Vaipe elevou o eNPS da instituição, tornando-a uma Empresa TOP Engajada, com o eNPS acima de 50 pontos, empoderando gestores a tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.



Para iniciar a jornada de engajamento na sua empresa basta se cadastrar por 14 dias grátis na plataforma da Vaipe clicando aqui.

Faça parte da jornada de engajamento!

Teste por 14 dias grátis

Copyright © 2020 | Vaipe - Todos os direitos reservados